A filosofia se trata do estudo ou reflexões sobre a natureza humana sem discriminação. Ou seja, é um instrumento de análise profunda de tudo que faz parte do nosso cotidiano. Ela não é boa e nem ruim, apenas incomoda e muito os desavisados ou aquele que acha que sabe tudo! Para ingressar nesse mundo a pessoa precisa ser "corajosa" porque a sua vida real não será mais fantasiosa, mesmo que, se considere o aspecto esotérico como uma parte real da vida! A filosofia não apenas nos ensina a pensar de um forma mais ampla como tomar atitudes diante da vida e o mundo.
Uma filosofia ou uma aifosolif !?
Para que a filosofia seja posta em prática sem que possamos nos tornar uma pessoa insensata diante da vida ou seguir em caminho oposto da sociedade organizada, primeiramente, devemos nos indagar o por quê do desejo de complicar a vida!
Por outro lado, se cada um possui a sua vida diante dos seus olhos, qualquer pensamento, atitude pode ser normal! Mas o que é ser normal!? Neste caso devemos seguir a mesma base do radical. No entanto, a sociedade desenvolveu critérios que vão enquadrar cada indivíduo em uma categoria! Mas será que essa categoria está em sintonia com o que você pensa sobre a sua natureza, a vida e o mundo?
Para muitos, ficar no seu "mundinho" pode ser um tipo de filosofia que nem cheira nem fede, logo, não há com que se incomodar diante das verdades, mentiras, ilusões, arrependimentos, azar, sorte, felicidade, infelicidade, dores carnais e existenciais etc... Mas, pode não refletir uma vida plena como conhecemos! Afinal, a nossa história se dá mediante as experiências desde o nascimento até a morte. Ou será que há realmente outra extensão pós morte?
Todavia, como a maioria das pessoas são questionadoras por natureza, devemos levar em conta que uma filosofia saudável é aquela onde você não precisa se isolar do mundo ou viver de uma forma antisocial. Ela deve servir de apoio, constante, no seu desenvolvimento como pessoa, diante da sociedade e, acredito, em uma capacidade de sabedoria superior para ter uma vida mais qualitativa e sem medo de ser feliz!
Filosofia Esotérica
É sabido que a filosofia tântrica aborda não só corpo físico como conhecemos, mas também faz uma analogia através do corpo esotérico ou energético. Essa particularidade pode fazer toda a diferença quando sabemos que o corpo não é só matéria. Tais disciplinas devem ser estudada e praticada no dia a dia possibilitando um entendimento mais amplo sobre a integração do corpo físico e sutil ("A filosofia trata dessa mesma realidade, só que - em vez de separá-la em conhecimentos particulares e estanques - considera-a no interior da totalidade de fenômenos, ou seja, procura enxergar a realidade a partir de uma visão de conjunto. Qualquer que seja o problema, a reflexão filosófica considera cada um de seus aspectos, relacionando-o ao contexto dentro do qual ele se insere e restabelecendo a integridade do universo humano (Antonio Carlos Olivieri)".
Ó Dúvida Cruel !
Já nos deparamos com frases como: "Quem sou eu? Para onde vou? O que é que eu estou fazendo aqui!? Será que existe apenas nós no Universo? Eu não me sinto parte deste mundo ou questionar a própria existência entre outras.
É verdade que a filosofia atua sobre qualquer tipo de argumentação buscando um resposta que seja mais coerente diante da complexidade humana. E em contrapartida, a filosofia yogi, no seu campo espiritual, deixa lacunas ou põe em dúvida a ciência e até novos posicionamentos filosóficos, deixando claro o seu radicalismo.
Por isso é importante nos colocarmos em nosso mundo atual evitando comparações que no final, não vai preencher as nossas expectativas ou impedir que avancemos em nossas fronteiras internas! Resumindo: A humanidade tem uma eternidade para questionamentos sobre a natureza humana, mas, determinadas pessoas,não!
A realidade é que o ser humano é um insatisfeito por natureza e quer tudo para ontem! No entanto, para o autoconhecimento a pressa pode ser o inimigo da perfeição! Logo, tenha bom senso na sua jornada. Vá com sede ao vinho do conhecimento, mas, não tome outra bebida sem que a primeira seja diluída e degustada com sabedoria!
A filosofia então, nos ajuda a ir mais profundo em nossas entranhas e atingir uma forma de totalidade. O problema é que nem sempre temos a chance de vivenciar uma partícula da nossa existência. Diante disso, podemos concluir que a filosofia avalia o ser humano em um contexto amplo, no entanto, possui uma característica peculiar que é tentar, ao máximo, produzir reflexões. Doa a quem doer!