Sistema Tântrico

 

 

O “espírito” do tântra está além do que pensa o ocidental ou aquele praticante com a sensibilidade menos aguçada! O tantra deu origem ao grande culto do corpo no Hatha Yoga e, se o corpo é o nosso real, templo sagrado, um olhar mais carinhoso pode nos leva ao aperfeiçoamento integral (microcosmo com o macrocosmo).
O tantra na verdade, é uma continuação do processo de coesão iniciado pelo yoga, já que ambas as disciplinas se integram. Podemos notar que a psicologia sobre o comportamento da humanidade remonta a pré história indiana, o yoga e o tântra. ou tântrismo.

Mesmo não sendo moralista, igualmente ao yoga, a filosofia do tântra antigo (Dakshinah - mão branca ou lado direito), elabora um manual de condutas para se manter o grau evolutivo do sádhaka. Seus ensinamento eram destinado, somente, a quem estivesse "capacitado" a receber essas gotas de sabedoria através do sistema chamado parampará (mestre ao discípulo).


Vejamos o que diz o tantra através de Georg Feuerstein em tantra sexualidade e Espiritualidade. “Se aspirarmos à felicidade duradoura, que coincide em nosso pleno despertar em iluminação, devemos prestação à atenção a nossa existência corpórea aqui e agora. o Tantra leva o corpo a sério – compreendendo-o como o terreno para todas as realizações mais elevadas. E ele continua. A abordagem tântrica é bem expressada no Yoga – Vasishtha”:

Para a pessoa ignorante este corpo é a fonte de sofrimento sem fim, mas para a pessoa sábia, este corpo é a fonte de prazer infinito.
Para a pessoa sábia, o corpo serve como veículo que pode transportá-lo com rapidez neste mundo, e é conhecido como uma carruagem para alcançar a libertação e o deleite sem fim.

O corpo então é o campo no qual crescemos e colhemos nossas experiências, que podem ser positivas e negativas, mas, considerando-as como lições de vida. “As escrituras tântricas insistem no que pode ser a mais importante descoberta da antiga espiritualidade, ou seja, que nos somos o mundo (o corpo)” .

Desenvolver o tantra é se abrir para a sua natureza divina, transcender condicionamentos inferiores, confidenciar seus sentimentos íntimos mais sublimes e receber as graças dos deuses através da via tântrica.
É claro que, livrar-se de certas amarras culturais não é fácil, principalmente porque a sociedade, de certa forma, impõe regras. Por outro lado, o tantra não leva você a lugar nenhum, porque não há onde ir, além do corpo e de seus sentimentos. E sim, desperta a sua natureza através de caminhos de pureza (sensibilidade) e captação de energias.
Assim, o portal TÂNTRICOS SEM FRONTEIRAS, recomenda uma iniciação com maturidade para que o desenrolar do método seja compatível com o que a sua natureza permite assimilar.

Kit de sobrevivência Tântrica (segundo o nosso portal):

Uma prática de Hatha Yoga


Leitura sobre o tantrismo


Participar de comunidades tântricas

Um parceiro (a) sexual tântrico


Alimentação compatível.


Um bom período de sono.

 

Um estilo  de vida natural ou espontâneo.



Participe de Nossos Workshops Tântricos nos Finais de Semana