"Um homem de real compreensão não é bom nem mau, ele compreende ambas circunstâncias. E em virtude dessa mesma compreensão, transcende ambas. Um sábio ou mestre não é bom nem mau. Tu não podes confiná-lo a uma categoria (para ele não existem escaninhos), não podes classificá-los. É ilusivo, não podes agarrar. E qualquer comentário que digas dele, será sempre incompleta, nunca será tudo.
Um mestre tem amigos e seguidores que o julgarão um deus, porquê só veem a sua parte boa. Ele pode ter adversários e inimigos, e estes o julgarão como diabo encarnado, porque só conhecem a sua parte má. Mas, se conheceres um mestre ou sábio, verás que ele não é nenhum nem outro, ou ambos juntos - e ambas significam o mesmo! Quando ambas estão reunidas, bom e mau, não és nenhuma delas, porque elas se aniquilam mutualmente, negam-se mutualmente e, em seu lugar fica um vácuo.
Esse conceito é muito difícil para uma mente Ocidental, porque dividiram Deus e o Diabo absolutamente. Tudo que é mau pertence ao Diabo e tudo que é bom a Deus. Ou seja, seus territórios forma demarcados (inferno e céu são colocados separadamente).
Por isso que os crentes parecem um tanto pobres aos olhos dos sábios tântricos. São apenas bons, simples, não conhecendo o outro lado da vida. E é por isso que estão sempre temendo o outro lado. Este crente está sempre rezando para evitar o mal. O mal está sempre num canto e ele tem evitado. Quando evitas algo constantemente, esse algo permanece em sua mente. E tens medo.
Um tântrico não deve temer e jamais pede a Deus que o proteja, porque ele está protegido! Qual é a proteção dele? A compreensão é a sua proteção. Viveu tudo, foi até o mais recuado ponto do mal, viveu o divino e agora sabe que os dois são aspectos de um mesmo ciclo. Não deve se afligir sobre o bem, nem se afligir contra o mal. Vive um vida desprendida, natural,simples, não tem conceitos predeterminados. Podes predizer a um santo, mas não a um mestre tântrico. Porque a cada momento ele responderá ninguém sabe de que forma, nem ele sabe! E ai reside a beleza. Se souberes do seu futuro, já não serás um homem livre. Estarás agindo de acordo com as regras e terás um caráter pre-fabricado. Então, de alguma forma, a isso terás que reagir, não responder. Ninguém pode prever o que o sábio mestre fará em determinada situação: o todo da situação é que trará a resposta! E ele não tem preferências e nem aversões. Agirá, não reagirá, seja em consequência de seu passado, seja em acordo com os seus futuros conceitos, com seus próprios ideais. A compreensão transcende a dualidade.
Sejas desprendido e natural. Quando és desprendido e natural passa a ser muito produtivo, criativo. Não haverá atividade em ti porque a ação está contigo. Não serás obsecado porque estarás repleto de energia que terás que criar. A criatividade flui em um homem que é desprendido e natural. Deixe que uma atmosfera tome conta de si mesmo. Como?
Calmo, interiormente em paz. Tranquilo interiormente recolhido em si próprio,
Repleto de infinita energia que derrama, transbordando em todas as direções,
Cada momento seu é um momento de criatividade, cósmica.
O sábio mestre tântrico vê, tudo, em sua incerteza, não tem escolhas,
Vê tanto a manhã como a noite, juntas,
Vê tanto a dor como o prazer, juntos,
Vê tanto o nascimento como a morte, juntos,
Não tem escolha própria,
Não é pessimista, nem otimista.
Tu, simplesmente, compreendes a ti mesmo em tua inteireza, tal como és e, simplesmente, és aquilo! Não há necessidade de nada porque você tem compreensão" (Tântra - Sri Rajneesh).